É a prestação contínua de serviços de alavancagem mercadológica, de avaliação de fornecedores, clientes e sacados, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugados com a aquisição de créditos (duplicatas, cheques pré-datado, notas promissórias rurais) de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo.
FACTORING é uma atividade comercial mista atípica = serviços + compra de crédito (direitos creditórios) resultante de vendas mercantis.
FACTORING é fomento mercantil, porque expande os ativos de suas empresas, clientes, aumenta-lhes as vendas, elimina seu endividamento e transforma suas vendas a prazo em vendas a vista.
COMO FUNCIONA?
Com o factoring, a empresa obtém mais capital de giro porque RECEBE A VISTA O QUE VENDE A PRAZO. Ao mesmo tempo, através de sua assessoria, o factoring ajuda a reduzir custos e aumentar lucros através da otimização de seus setores de compra, venda, contabilidade e administração.
O processo de factoring inicia-se com a assinatura de um contrato de fomento mercantil entre a empresa e a factoring onde se estabelecem os critérios da negociação. Basicamente o processo é composto por cinco etapas:
1. A empresa vende seu bem (duplicatas, cheques pré-datados, promissórias rurais) a prazo, gerando um título de crédito.
2. A empresa negocia este título de crédito com o factoring.
3. A factoring realiza o pagamento a vista a empresa cliente pelo título crédito negociado.
4. De posse deste título de crédito, o factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco).
5. Findado o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste título de crédito a factoring, encerrando a operação.
Mas não esqueça, para sua maior segurança faça negócios somente com empresas sindicalizadas ao SINFAC-PA/AP. Para você e seus clientes não ficarem a mercê de aventureiros sem nenhuma estrutura e preparo técnico para realizar negócios de factoring.