O Sindicato Empresas Sindicalizadas Galeria de Eventos Informativo Cadastre-se Notícias Contato

 :: NOTÍCIAS

Imprimir

                                                                                       19 de Junho de 2018
 

Recuperação de crédito deve seguir negativa neste ano

Recuperação de crédito no País por parte de instituições financeiras deve ficar negativa em 2018. Incerteza na política e economia, sem recuperação do emprego, postergam para 2019 o aumento do consumo.

Apesar do avanço de alguns indicadores econômicos – como juros no menor patamar histórico, inflação controlada e volta gradual do consumo das famílias –, a demora na retomada do emprego ainda impacta a renda familiar e a capacidade de pagamento de dívidas.

“Esperávamos que a recuperação de crédito começasse a ficar positiva, mas a alta mensal, até agora, não é pela melhora nos pagamentos e, sim, pela queda da demanda por crédito”, diz o economista do Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC), Flávio Calife.

Conforme dados do birô de crédito, apesar de maio ter registrado avanço de 3,2% nas recuperações ante abril, no acumulado de 12 meses houve recuo de 2,6%. Em abril, o crescimento ante março era de 5,1%, com queda de 1,6% nos 12 meses.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, apesar do número visto em abril ser bom, ele mostra “um fundo negativo”. “O mercado de trabalho é a última variável a reagir e ainda não mostrou a cara. Essa recuperação vem mais lenta do que o esperado e, mesmo com o aumento das concessões pelos bancos, o orçamento das famílias está muito apertado e isso pode ter reflexos na inadimplência futura”, diz.

DCI - Diário do Comércio, Indústria e Serviços


« Voltar

www.sinfacpara.com.br

SINFAC-PA: Av. Conselheiro Furtado nº 2391 Sala 710 – Cremação Cep: 66040-100  - Belém - Pará
Tel.: (91) 3269- 0597    E-mail:
contato@sinfacpara.com.br