O Sindicato Empresas Sindicalizadas Galeria de Eventos Informativo Cadastre-se Notícias Contato

 :: NOTÍCIAS

Imprimir

                                                                                       05 de Março de 2018
 

Factoring, Securitizadora ou Fidc: Qual a melhor opção?

A busca de respostas para esta pergunta deu a tônica do curso “Alternativas Empresariais, Análise Comparativa”, ministrado ontem (28/02) na sede do Sindicato de Factoring do Estado de de São Paulo, por Ernani Desbesel.

Segundo o consultor, não existe fórmula pronta ou literatura que garanta 100% de êxito nessa escolha, cuja principal ferramenta é a experiência de quem já passou por uma decisão assim, ou então orientou algum cliente a tomá-la.

“A competitividade hoje se dá por duas vertentes principais. A primeira é o baixo custo, item onde a factoring sai perdendo, em decorrência da alta carga tributária incidente sobre o setor”, ensina o especialista.

“A outra, talvez para mim ainda a principal, é a questão de volume, de captação”, acrescentou Desbesel, referindo-se à possibilidade de se trabalhar com dinheiro próprio ou recursos de terceiros.

Essa, aliás, é considerada por ele a maior diferenciação de um negócio, porque às securitizadoras e aos FIDCs é permitida a captação. “Ou seja, o que no factoring é proibido, nessas outras modalidades trata-se de uma exigência”, observou.

Mas a primeira avaliação que deve ser feita, no seu entender, é se o negócio permite migrar para um ou outro tipo de empresa. Os três modelos são muito bons e interessantes, mas cada caso precisa de uma análise profunda para se entender os negócios realizados, o capital envolvido e tantas outras variáveis.

Quanto ao erro mais frequente cometido nesse campo ele considera a falta de informações suficientes e fidedignas envolvendo a maior quantidade possível de aspectos cruciais para o sucesso do futuro empreendimento. “Não basta ter só dinheiro e vontade, precisa estudar os diversos fatores envolvidos”, explicou o professor.

Reperkut


« Voltar

www.sinfacpara.com.br

SINFAC-PA: Av. Conselheiro Furtado nº 2391 Sala 710 – Cremação Cep: 66040-100  - Belém - Pará
Tel.: (91) 3269- 0597    E-mail:
contato@sinfacpara.com.br