O Sindicato Empresas Sindicalizadas Galeria de Eventos Informativo Cadastre-se Notícias Contato

 :: NOTÍCIAS

Imprimir

                                                                                       20 de Fevereiro de 2018

Recuperação de crédito: quando é necessário ir além do básico

Gerenciar de maneira bem-sucedida a cobrança de clientes não é uma tarefa das mais simples. A maior parte das empresas que pretende organizar a carteira de clientes e gerenciar as cobranças de maneira mais eficaz se depara com uma série de questionamentos, como por exemplo:

● Quais clientes devem ser acionados primeiro?
● Qual é o melhor momento para cobrar o cliente?
● Qual é o canal mais eficiente para cada tipo de devedor?
● Será que os dados de contato desses devedores estão atualizados?
● Como é possível aumentar as chances de recebimento?
● A minha estratégia de cobrança pode ser melhorada?
● Como reduzo custos operacionais e aumento minhas taxas de recuperação?

A solução para sanar essas e outras dúvidas sobre eficiência no processo de cobrança envolve uma série de fatores, e geralmente as empresas contam com a assistência de uma consultoria especializada no assunto, em especial quando apenas o monitoramento simples dos clientes já não cumpre suficientemente com a proposta de recuperação da carteira das grandes empresas.

Algumas soluções são capazes de automatizar e trazer a inteligência dos dados aos processos de cobrança, avaliando as relações de risco versus possibilidade de recuperação de cada cliente e definindo estratégias que melhor se encaixem no perfil de cada um deles.

Potencial real de recuperação de seus clientes em atraso

Vamos supor que um cliente está com uma dívida em aberto com sua empresa. O valor devido é relativamente alto e a empresa precisa:

● Avaliar a situação financeira do cliente;
● Saber se ele tem condições de quitar a dívida;
● Qual seria a melhor maneira de conduzir o processo de cobrança.

Nesse caso, a opção mais eficaz é permitir ao empresário ou ao gestor de cobrança ter em mãos informações concisas que indicam com precisão qual é o potencial de recuperação de cada cliente de acordo com os movimentos que ele faz no mercado.

Diferentes perfis de clientes, diferentes análises

Há diversos perfis de devedores. Um cliente, por exemplo, pode possuir inúmeras dívidas com várias empresas além da sua e, por isso, a recuperação do valor se torna mais difícil. Por outro lado, um outro cliente pode estar quitando as dívidas que ele tem em aberto com outros credores, o que significa que é um bom momento para você entrar em contato com ele e renegociar parcelas e juros, por exemplo. Além disso, indicar as chances de um cliente pagar suas dívidas nos próximos meses pode ajudar muito a empresa a direcionar suas ações de cobrança.

Serasa Experian


« Voltar

www.sinfacpara.com.br

SINFAC-PA: Av. Conselheiro Furtado nº 2391 Sala 710 – Cremação Cep: 66040-100  - Belém - Pará
Tel.: (91) 3269- 0597    E-mail:
contato@sinfacpara.com.br